O emecê é a publicação trimestral do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, fundado a 8 de dezembro de 2004 na cidade do Rio de Janeiro. Leva as iniciais (MC) do operário anarquista português José Marques da Costa, editor da Secção Trabalhista do jornal A Pátria nos anos de 1923 e 1924 e militante com longa trajetória de lutas em Portugal, Brasil e na Espanha. O periódico existe desde 2005 e é lançado tanto virtualmente como fisicamente, sendo distribuído gratuitamente em diversos eventos e atividades. O objetivo do emecê é apresentar artigos, entrevistas ou resenhas que resgatem a memória do anarquismo e da luta dos trabalhadores/as no Brasil, com foco especial no Rio de Janeiro.

Já passaram pelas páginas do emecê militantes sociais como Marques da Costa, José Oiticica, Maria de Lourdes Nogueira, Antônio Bernardo Canellas e Nello Garavini; episódios como os protestos a favor de Sacco e Vanzetti no Rio de Janeiro, o Congresso Anarquista de 1948 e a resistência durante a ditadura civil-militar de 1964; temas como a educação libertária, os grupos de propaganda social e os festivais operários no Rio de Janeiro; os periódicos Ação Direta e Guerra Social, entre outros diversos temas.

Textos para o emecê devem ter no máximo 10 mil caracteres com espaços e serem enviados para: emece1924@yahoo.com.br. Estes serão avaliados pelo Corpo Editorial, que retornará com um parecer em no máximo 1 mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s